Leia esse texto que a Futuromaq trouxe para você e aprenda a prevenir acidentes ao utilizar empilhadeiras a gás Leia esse texto que a Futuromaq trouxe para você e aprenda a prevenir acidentes ao utilizar empilhadeiras a gás. Confira!!!Para operar uma empilhadeira, é necessário ter um grande conhecimento sobre o equipamento, a fim de evitar qualquer tipo de problema e riscos. Isso se torna ainda mais importante quando falamos de empilhadeiras a gás, um veículo que necessita de muito mais atenção.

Nesse texto, separamos algumas dicas e recomendações sobre como manusear empilhadeiras a gás de forma correta para prevenir quaisquer tipos de acidente e riscos à saúde de colaboradores.

Utilize equipamentos de segurança

Na utilização de empilhadeiras a gás em uma empresa, se faz necessário o uso de equipamentos de proteção individual (EPI), como capacetes, luvas, protetores auriculares, e equipamentos de proteção coletiva (EPC). 

EPCs são equipamentos instalados no ambiente de trabalho a fim de proteger todos que estão ali durante seus expedientes. Itens como exaustores, ventiladores, extintores, sprinklers e espelhos convexos são alguns dos mais importantes. Caso ocorra algum tipo de acidente com a empilhadeira movida a gás, a presença desses equipamentos pode evitar problemas mais graves.

Verifique as normas de seguranças estabelecidas

empilhadeiras a gás

A fim de regularizar e estabelecer pré-requisitos na utilização de empilhadeiras, a NR 11 determina algumas obrigatoriedades. Entre elas, existe um artigo que estabelece que, em ambientes fechados e sem qualquer ventilação, fica proibido a utilização de de empilhadeiras movidas a combustível diesel ou gasolina, o GLP pode ser usado quando equipado com oxicatalisador. 

Além disso, a NR 11 estabelece que deve conter, em um lugar visível, um indicativo sobre qual a carga máxima de trabalho permitida e também exige que o operador receba um treinamento específico, dado pela empresa, tornando-o apto para o manuseio de empilhadeiras a gás ou de qualquer outro modelo.

Realize um check up antes da operação

Ao realizar o treinamento de operador de empilhadeiras, o profissional responsável por atuar com esse maquinário terá algumas responsabilidades. Entre elas está a realização de um check up antes de iniciar o trabalho com o veículo para identificar e apontar toda e qualquer irregularidade.

A checagem de alguns elementos como o freio, calibragem dos pneus, nível do óleo do motor, entre outros, devem estar presentes no dia a dia de um operador. 

Para ficar por dentro de mais dicas e novidades, confira nosso blog. Aqui você encontra o que há de mais completo quando se fala em empilhadeiras.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *