Quem atua em uma empresa de logística, sabe a importância que equipamentos para locomoção de produtos é extremamente importante, como por exemplo, as empilhadeiras. Porém, para que esse veículo seja utilizado da maneira correta, é necessário que exista uma pessoa capacitada para isso. Neste post, iremos falar sobre uma profissão que cresce bastante no mercado: o operador de empilhadeira.

Em um setor logístico, o operador de empilhadeira possui um papel extremamente importante. Dentre eles estão:

  • Carga e descarga de materiais;
  • Manutenção dos veículos;
  • Armazenamento de pallets;
  • Entre outros.

Por que o operador de empilhadeira é importante em uma empresa

Existe uma Norma Regulamentadora responsável por definir as obrigatoriedades para o manuseio de empilhadeiras: a NR 11. Porém, em 2010, outra Norma Regulamentadora apresentou um texto que trazia novas obrigatoriedades para quem trabalha na operação desse tipo de equipamento, a NR 12.

As NRs 11 e 12 indicam como deve ser feita a condução segura de equipamentos, como as empilhadeiras. Para a preservação da segurança dos profissionais nas rotinas laborais, eles precisam ser bem instruídos. Além disso, a NR 11 estabelece termos sobre o transporte, movimentação, manuseio e armazenagem de materiais.       

operador de empilhadeira

O profissional que atua nessa área deve possuir conhecimentos em algumas áreas, como em normas de segurança no trabalho com empilhadeiras, Técnicas de trabalho em equipe com outros operadores de empilhadeira e operadores logísticos, entre outras funções.

Como ter capacitação para operar uma empilhadeira

Aqui na Futuromaq você encontra um excelente treinamento de operador de empilhadeiras. Dispomos de uma equipe altamente qualificada e que possui especialização necessária para instruí-lo da melhor maneira.

Se você quiser mais dicas e novidades sobre o ramo de empilhadeiras, confira nosso blog. Aqui você encontra o que há de mais completo. Até a próxima!!!

Categorias: Dicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *