O operador de empilhadeira tem papel fundamental em um setor logístico. Como o nome já pressupõe, ele é responsável pela operação e locomoção das empilhadeiras, equipamentos que, apesar de práticos e ágeis, podem ocasionar acidentes e prejudicar um setor caso não seja operado por alguém capacitado.

Por isso, neste texto que a Futuromaq trouxe para você, confira algumas dicas interessantes que todo operador de empilhadeira precisa saber para realizar essa atividade com o máximo de segurança e qualidade.

Capacitação para um operador de empilhadeira é essencial

Realizar a operação de uma empilhadeira não é uma tarefa fácil, diferente do que muitas pessoas pensam. Esse serviço demanda de muito conhecimento por parte do profissional, como dimensões de espaços para que ele possa realizar a locomoção dos produtos com o máximo de perfeição. 

Por isso, é importante que um operador busque por uma capacitação qualificada para a operação de empilhadeiras. Isso pode fazer com que você tenha um grande diferencial no mercado, tendo em vista que, apesar da obrigatoriedade, poucos profissionais possuem essa capacitação. 

Sempre fique atento com a carga transportada

É importante que um operador de empilhadeira tenha total cautela na operação, pois esse ato deve ser extremamente minucioso para manobrar o equipamento e realizar o transportes de maneira correta, a fim evitar quaisquer tipos de acidentes. Existem técnicas de movimentação de pallets que devem ser rigorosamente seguidas, para que o equipamento e nem as pessoas envolvidas na operação sofram qualquer tipo de acidente. 

operador de empilhadeiras

Ele deve ter a preocupação com o tipo de carregamento, descarregamento do equipamento, número de pallets, entre outras atividades. Além disso, ele deve ser responsável de que não haja acidentes de trabalhos graves.

Tenha total conhecimento sobre as normas

Por conta da complexidade e responsabilidade que o serviço de operador de empilhadeira exige, foram estabelecidas algumas normas regulamentadoras para esse setor. 

As NRs 11 e 12 indicam como deve ser feita a condução segura de equipamentos, como as empilhadeiras. Para a preservação da segurança dos profissionais nas rotinas laborais, eles precisam ser bem instruídos. Além disso, a NR 11 estabelece termos sobre o transporte, movimentação, manuseio e armazenagem de materiais.       

O profissional que atua nessa área deve possuir conhecimentos em algumas áreas, como em normas de segurança no trabalho com empilhadeiras, Técnicas de trabalho em equipe com outros operadores de empilhadeira e operadores logísticos, entre outras funções.

Conte com o treinamento de operador de empilhadeira da Futuromaq

A Futuromaq proporciona uma excelente experiência quando o assunto é treinamento de empilhadeiras. Contamos com uma ótima infraestrutura e com profissionais capacitados nesse setor. 

Se quiser ficar por dentro de dicas e novidades sobre esse setor, confira nosso blog. Aqui você fica por dentro de tudo o que acontece no ramo de empilhadeiras. Até a próxima!!!